O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Submissões on-line

    1. Os autores ao submeterem seus manuscritos para publicação na Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro assumem inteira responsabilidade quanto a exatidão das referências e idéias expressas ou defendidas.

    2. Os artigos e resenhas submetidos à Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro deverão seguir os critérios e orientações a seguir descritos:

    3. O autor que estiver submetendo o artigo deverá realizar seu cadastro para obtenção do login e senha que será enviado por e-mail, que permitirá o acesso no sistema. O processo de submissão possui 5 (cinco passos) e deverá ser seguido prioritariamente pelo autor que está submetendo o artigo.

    Passo 1: iniciar submissão – nele o autor deverá concordar com todos os itens elencados para prosseguir ao Passo 2.

    Passo 2: transferência do manuscrito – nele o autor processo o up-load do arquivo formado Word, clica em “salvar e continuar” para prosseguir ao Passo 3. Nesse passo, o autor pode anexar mais de um arquivo (figuras, gráficos, questionário).

    Passo 3: metadados da submissão (indexação) – nele o autor pode rever e verificar seus dados cadastrados, inclui os dados dos outros autores (quando houver). Lembrando que os dados dos co-autores também são informados no artigo (normalmente como notas de rodapé). Além disso, informa-se o título e o resumo do trabalho.

    Passo 4: transferência de documentos suplementares – nele o autor poderá incluir documentos como, instrumentos de pesquisa, tabelas, gráficos e ilustrações adicionais.

    Passo 5: confirmação da submissão – nele o autor é informado que pode rever dados e arquivo(s) transferido(s) nos passos anteriores. Destaca-se que após a clicar em confirmação, o autor não poderá retornar para alterar dados e o arquivo transferido.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    a) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
    b) Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
    c) URLs para as referências foram informadas quando necessário.
    d) O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
    e) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
    f) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Processo de Avaliação por Pares:

    Os artigos submetidos à Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro serão avaliados em duas etapas:

    • A primeira etapa consiste numa avaliação preliminar realizada pelo editor, que examina a pertinência e adequação do trabalho de acordo com as linhas editoriais da revista;

    • A segunda etapa consiste na avaliação pelo sistema no modo double blind review (avaliação cega), realizada por dois avaliadores ad hoc, de modo assegurar credibilidade da revista e a imparcialidade da avaliação. Para os casos de possíveis avaliações divergentes pelos pares, será designado um terceiro avaliador.

    Inicialmente, o artigo será analisado pelo editor da revista segundo os requisitos de conteúdo e metodologia. Quanto ao conteúdo consideram-se adequações referentes à relevância, clareza, atualidade, originalidade, adequação do título ao conteúdo do trabalho, resumo apresenta síntese do conteúdo e resultados, qualidade da redação e normas técnicas. Quanto à metodologia consideram-se o rigor científico, método da pesquisa claramente definido, consistência e análises dos resultados e em consonância com o referencial teórico, conclusões são apresentadas de maneira clara e com base nos resultados obtidos.

    Serão aceitos trabalhos científicos apresentados em congressos, encontros de iniciação científica e simpósios, desde que não estejam sendo avaliados por outra revista.

    Os resultados dos processos das avaliações poderão ser:
    a) aceitos na íntegra, sem restrições;
    b) aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou,
    c) rejeitados.

    Quando houver necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, o Conselho Editorial se reserva o direito de realizar as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme solicitação do Conselho.

    Os resultados serão encaminhados aos autores através do endereço eletrônico informado no ato da submissão.

Diretrizes para Autores

Orientações quanto às normas técnicas para a submissão dos manuscritos:
Utilizar editor de texto Word: o texto deverá usar fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção do título (tamanho 14), espaçamento simples entre linhas do resumo, palavras-chave, abstract, key words e interior de quadros e tabelas, corpo do texto tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5;
Manuscrito com margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm;
Alinhamento do texto justificado e alinhamento à esquerda das referências bibliográficas;
Na primeira página deve constar no manuscrito o título do trabalho, resumo/abstract no máximo de 15 linhas;
As palavras chave/key words deverão ser no máximo de cinco; A estrutura do artigo deve, possivelmente, contemplar: resumo/abstract, introdução, revisão teórica, metodologia, resultados/análises, conclusões e referências bibliográficas;
O resumo deve apresentar resultados alcançados pela pesquisa;
A introdução deve contemplar relevância do tema, objetivos, questão de pesquisa e breve descrição da metodologia de pesquisa utilizada; Títulos de quadros e tabelas posicionados na parte superior, mencionando a fonte na parte inferior; Títulos de ilustrações, figuras e gráficos posicionados na parte inferior, mencionando a fonte na parte inferior;
Todas as referências bibliográficas citadas no texto devem estar de acordo com o sistema alfabético (autor-data);
Os manuscritos poderão ter no mínimo de 13 e no máximo de 25 páginas, incluindo os quadros, tabelas, figuras, ilustrações, gráficos e as referências bibliográficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração de Direito Autoral

A Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

A Revista H-TEC da FATEC Cruzeiro não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.