Apresentação da Edição

  • Ana Lúcia Magalhães

Resumo

A Revista H-TEC – Humanidades e Tecnologia é um periódico da Faculdade de Tecnologia Prof. Waldomiro May, do Centro Paula Souza, avaliada e classificada no Qualis/CAPES no extrato B2. De caráter acadêmico-científico no formato online, tem o propósito de disseminar conhecimentos oriundos de trabalhos de autores nacionais e internacionais em forma de artigos, ensaios ou resumos expandidos, empíricos ou teóricos e que contribuam para a melhoria e desenvolvimento da sociedade e organizações.

Este número da revista traz como primeiro artigo a internacionalização de empresas nas atividades que vão além das fronteiras nacionais e que representa um passo rumo ao progresso econômico e cultural para, a partir do interesse em investir nos processos de exportação, a empresa pode obter o máximo de conhecimento possível. Com objetivo de explicar os motivos que levam os empresários a expandir suas operações a outros países, o texto identifica as formas que as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) podem se internacionalizar e a maneira de utilizar como vantagem competitiva.

O número trata também do conceito de sustentabilidade como berço conservacionista estrito, com viés ecológico, para dialogar com o comportamento social, econômico, político e cultural dos sujeitos das diferentes sociedades com objetivos principalmente de compreender os produtos humanos na perspectiva do conceito de sustentabilidade da Agenda 2030 (ONU) e estudar os sete produtos humanos mais consumidos no cotidiano do mundo.

Como complemento, encontra-se um texto que identifica ideias e maneiras de como reutilizar ou reciclar produtos pós-consumo. O descarte contínuo de óleo vegetal usado, tanto residencial quanto comercial, é realizado em grande parte diretamente nos ralos das pias, ou seja, nas redes de esgoto. Com a pandemia, diversas famílias perderam empregos e a fonte de renda. Alguns passaram a utilizar a coleta seletiva de óleo como forma de sustento aliado, também, ao meio ambiente. O texto objetiva destacar a necessidade da coleta e da reciclagem do óleo de cozinha usado, o caminho que segue e as oportunidades como matéria prima.

Encontra-se neste número a avaliação do complexo articular do ombro considerada como difícil em decorrência do elevado número de elementos anatômicos aí existentes e da biomecânica. Assim, é uma análise bastante complexa, em função da necessidade de sua mobilidade estar associada à interação de cerca de 30 músculos, o que torna esta porção da estrutura anatômica do corpo humano ser tão instável e difícil.

Um dos artigos discute a inclusão como pauta de muitas discussões, principalmente no sistema educacional com os muitos questionamentos que têm sido feitos sobre escolas inclusivas e os benefícios alcançados, favorecendo também pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi efetuada uma pesquisa de opinião que evidenciou a necessidade de formação e suporte de materiais para os profissionais atuantes na área inclusiva, bem como maior esclarecimento sobre técnicas específicas para o TEA.

Como componente deste número está a utilização de células de soldagem no ambiente industrial como desafio motivado pela necessidade de redução de custos, interface entre homem e máquina, agilidade e flexibilidade. Para otimização e melhoria de uma célula robotizada, deve-se entender seus custos e realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, para atender os requisitos básicos do processo de robotização.

O texto a seguir apresenta de que forma a Tecnologia da Informação e Comunicação tem contribuído para que a área da educação se torne acessível a todos os públicos, principalmente por meio de ferramentas criadas especificamente para esse propósito. Existe também a necessidade de se buscar uma maneira de oficializar esses projetos e torná-los substanciais no que diz respeito à qualidade e profissionalismo, principalmente na gestão de informações, elementos de alto valor para o mundo digital. Evidencia-se aqui o desenvolvimento de um sistema web para auxílio de gestão de cursos adaptado ao cenário digital atual.

Quando se fala em agentes e componentes para avaliação, revisão, análise e crítica assertiva sobre trabalhos acadêmicos, nota-se muitas vezes a necessidade de modernizar e inserir preceitos tecnológicos e inovadores que contribuam com um processo de avaliação que já sirva como passe para o mercado de trabalho. O objetivo do “Review.er”, foco do artigo, é transformar o feedback de uma apresentação acadêmica em material de consulta, a partir de trabalhos submetidos a um sistema capaz de unir informação, avaliação e interação que se mostra útil como ferramenta de avaliação de trabalhos de graduação. Além do registro da avaliação, de comentários e críticas dadas aos trabalhos, funciona como ranking dos trabalhos a partir da avaliação que obtiveram pelos usuários do sistema.

Finalizando este número da H-Tec, o texto objetiva evidenciar os efeitos que as parcerias públicas e privadas (PPP) geram para duas cidades da mesorregião do Vale do Paraíba Paulista quando aplicadas na promoção de eventos culturais, religiosos e turísticos. Os autores procuraram detalhar os tipos de parcerias que podem ocorrer entre esses setores, passando pelas formas de captação de recursos e diferenciando as tipologias de eventos, além de mostrar as políticas públicas que podem auxiliar na busca pelas PPP e obter subsídios para seus projetos. Após a análise dos resultados, ficou entendido que as PPP são importante meio de redução de gastos públicos e dedução de impostos para o setor privado, além de meio para o fomento e para o crescimento deste segmento de eventos culturais e turísticos.

Desejamos a todos boa leitura!

Publicado
2023-01-21