INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO VALE DO PARAÍBA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

  • Alanna Mara Cabral Oliveira
  • Kethellen Ingrid de Oliveira Rosa de Souza
  • Norio Ishisaki
Palavras-chave: Internacionalização, Econômico, Conhecimento, Financeiro, Planejamento

Resumo

Internacionalização é o envolvimento de empresas nas atividades que vão além das fronteiras nacionais. A internacionalização representa um passo rumo ao progresso econômico e cultural, e a partir do momento em que surge o interesse em investir nos processos de exportação a empresa deve obter o máximo de conhecimento possível. Os objetivos foram explicar quais motivos levam os empresários a expandirem suas operações a outros países, identificar as formas que as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) podem se internacionalizar e a maneira de utilizar como uma vantagem competitiva. Esta pesquisa apresentou caráter exploratório, pois foi elaborada a partir de informações já publicadas, constituindo assim uma pesquisa bibliográfica. Por fim, conclui-se que as PME’s devem adotar estratégias de internacionalização para participarem no mercado global, pois gera valor a empresa e faz com que ela ganhe vantagem competitiva diante de seus concorrentes.

 

Publicado
2023-01-22