PRODUTOS MAIS CONSUMIDOS NO MUNDO E SEUS ENVOLVIMENTOS COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS ONU 2030

  • Paulo Sergio de Sena
  • Pedro Paulo Marcelino
Palavras-chave: Design Sustentável, Sustentabilidade, Produtos sustentáveis, Desenvolvimento Sustentável - ODS

Resumo

Nesse trabalho se considera que é tempo de superação conceitual para com a exploração do habitat humano. Para tanto, o conceito de sustentabilidade deixou seu berço conservacionista estrito, com viés ecológico, para dialogar com o comportamento social, econômico, político e cultural dos sujeitos das diferentes sociedades. Há um trânsito e um ensaio multi-inter-transdisciplinar para se efetivar um estudo comparado entre produtos de mercado e suas contribuições para responder às demandas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os objetivos dessa pesquisa se estabeleceram a partir: 1. Compreender os produtos humanos na perspectiva do conceito de sustentabilidade da Agenda 2030 (ONU); 2. Estudar os sete produtos humanos mais consumidos no cotidiano do mundo quanto à sua contribuição para a sustentabilidade da Agenda 2030 (ONU). Os produtos avaliados nesse trabalho estão referenciados quanto aos seus consumos nacional e internacional apresentados pela Revista Super Interessante a partir dos estudos da Ruby Media Corporation. Para esse estudo, foram considerados sete produtos mais consumidos internacionalmente: Álbum Thriller – Michael Jackson; Angry Birds; Batatas fritas Lay’s; Brinquedo Cubo Mágico; Livro físico Harry Potter; Playstation; e Toyota Corola e foram analisados quanto aos dezessete ODS da Agenda 2030 ONU, segundo a métrica: Contribuição Baixa – 0-5 ODS; Contribuição Média – 6-11 ODS; Contribuição Alta – 12-17 ODS. Os resultados mostraram que nenhum dos sete produtos alcançaram a métrica alta contribuição aos ODS. Três produtos puderam ser considerados como contribuidores médios. Quatro dos produtos mostraram baixa performance quanto às contribuições às ODS. Os produtos tidos como aqueles de melhor performance de consumo pelas sociedades estão desafiados pelos ODS a se atualizarem e responderem aos seus clientes com Design Sustentável, isto é, ser de capaz de pensar e gerar soluções de problemas a partir de estratégias para se tornarem produtos com uso mínimo de recurso e redução da geração de insumos poluentes ao longo do ciclo de vida do produto, bem como apoiados no viés social, econômico e político, como sugere o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Publicado
2023-01-22