Análise de Visual Merchandising em Lojas de Sapatos Femininos na Cidade de Lorena

  • Elisa Maria Marton Pimentel
  • Jessica Lima Rocha
  • Victória Balady Reis Souza
Palavras-chave: Vitrina, Visual Merchandising, Loja

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar a função do Visual Merchandising, e principalmente o estudo de como essa ferramenta do merchandising age por meio das práticas do vitrinismo. Além disso, o estudo pretende proporcionar noções sobre as estratégias visuais utilizadas pela ferramenta em pontos comerciais, e como essas estratégias são posicionadas mediante ao determinado público alvo. Para tanto, o estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas sobre contextos históricos, os quais expõem dados e fatos verídicos sobre o início do Merchandising e suas características no mercado. O conteúdo do artigo também tem por objetivo apontar resultados provenientes de pesquisas qualitativas em dois pontos de venda, os quais possuem posicionamentos diferentes em suas vitrinas. Tais pesquisas foram realizadas com o intuito de comprovar afirmações de autoras sobre a aplicação do vitrinismo. Os resultados apontados oferecem diferentes opiniões por parte do público questionado, sendo possível identificar a exposição na vitrina da loja X como carregada e complexa, assim como a exposição na vitrina da loja Y como simples e uniforme. Os percentuais apresentados nos resultados apontam que a maior parte do público entrevistado foi atraído pela exposição da Loja Y. Para tanto, o estudo das análises apresentadas neste artigo também busca oferecer resultados, os quais serão essenciais para que a loja X venha planejar novas mudanças na exposição de sua vitrina, assim como a loja Y venha realizar uma constante análise a fim de dar continuidade ao seu posicionamento de exposição adequado.

Publicado
2018-12-21