AUTISMO E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PROFISSIONAIS E METODOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

  • Felipe Pinto Carvalho
  • Israel Deus Ferreira Passos
  • Paulo Vitor Martins da Silva
  • Vitor Ávila Fortes
  • Eurídice Conceição Tobias
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli
Palavras-chave: Inclusão, Autismo, Ensino inclusivo

Resumo

Atualmente a inclusão tem sido pauta de muitas discussões, proporcionando transformações em inúmeras áreas. Com o sistema educacional não tem sido diferente, muitos questionamentos têm sido feitos sobre escolas inclusivas e sobre seus benefícios alcançados, favorecendo também pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Porém, sabe-se da dificuldade enfrentada pelas escolas regulares em promover um ambiente inclusivo, com espaço e profissionais que possuam subsídios para promoverem um ensino de qualidade. Nesse sentido, foi realizado uma pesquisa de opinião, visando os profissionais atuantes na área da educação inclusiva, com o objetivo de compreender a realidade complexa desses profissionais, e produzir um material que os auxilie a ter maior consciência a respeito das técnicas utilizadas na educação do autista. A pesquisa de opinião evidenciou a necessidade de formação e suporte de materiais para os profissionais atuantes da área inclusiva, bem como maior esclarecimento acerca de técnicas específicas na educação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Publicado
2023-01-22